



Nome de guerra: Fideu
Cidade: Barreiro
AP: Faz uma breve apresentação do Fideu:
Fideu: Fidel, designer gráfico, estudante de ilustração e b-boy ( "12 Makakos" )
AP: Fala-nos da tua ligação ao Graffiti:
Fideu: Tudo começou quando via o "Colman" e outros writers da Liza a pintar e começei a fazer os meus projectos mas quando começei mesmo a pintar no activo foi quando entrei para os WR ( "Wild Rockaz" ) a minha crew de break e também de Graff.
AP: Quando e como começou o teu interesse pelo Street Art?
Fideu: Deve ter sito em 1996 mas nessa altura ainda só dava uns toques não pintava a 100%. Ainda não sabia bem o que queriaAP: Quais foram as tuas principais influências?
Fideu: Writers aqui do Barreiro, "2TS", "Pinhal", "Colman" e outros que hoje já não pintam ou pelo menos estão parados.
AP: O que pensas do movimento Street Art em Portugal?
Fideu: Ainda está no inicio e se o pessoal que faz o Street Art em Portugal quiser podemos ter um nível como os de outros países da Europa.
AP: Que street artists mais admiras no estrangeiro?
Fideu: "Flying Fortress" ( sou fã ) "Os Gémeos" ( sempre curti bués ) "OPT" ( foi ele que me inspirou para fazer os meus stickers ) "Banksy" ( grande activista )...sei lá, um pouco de tudo. É sempre bom ver muitas coisa mesmo que não tenham a ver com o que gostamos de fazer.
AP: E no nosso país?
Fideu: Não posso dizer que fui totalmente inspirado mas sim picado ( no bom sentido ). Quando vejo que por exemplo o "Roket" atacou aí a Liza fico logo todo lixado ( "Hein, tou parado, também tenho de lixar isto tudo!" ) mas há ai bué gente a fazer cenas fixes: "Caracolas", "Roket", "Leg", gente do Porto...também ouvi dizer que por lá a bué gente a colar...
AP: Qual a action que mais te deu prazer fazer até hoje?
Fideu: Hum...não sei...ouve uma vez que eu e o "Caracolas" e mais um amigo nosso fomos colar e nesse dia demo-nos bem porque estava a chuviscar e não havia ninguém nas ruas . Acho que foi a vez que me deu mais prazer.
AP: Já tiveste algum problema com as autoridades por fazeres "propaganda"?
Fideu: Até agora ainda não mas quem sabe um dia destes ( eheheh ).
AP: Quais os teus objectivos no Street Art?
Fideu: Eu não tenho grandes objectivos a não ser fazer coisas fixes e dar para ver de graça sem querer receber nada em troca. Acho que isso é que distingue e valoriza as coisas feitas na rua das outras que são feitas para o benefício do autor.
AP: Como será o Fideu daqui a 10 anos?
Fideu: Haaaaa sei lá..para o próximo ano queria ver se ia para Londres estudar, aprender novas coisas e quem sabe voltar com um estilo agressivo e colar o Cristo Rei ( era uma boa ideia ).
Entrevista realizada em Outubro de 2004
http://absolutpropaganda.no.sapo.pt/entrevistafideu.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário